CVN POLITICA

MDB e PSDB estudam federação; união pode trazer efeitos na PB

O PSDB e o MDB iniciaram negociações para formar uma federação. Os líderes das legendas, inclusive, se encontram presencialmente nesta quarta-feira (2) para debater o assunto. Através das redes sociais, os presidentes das siglas se manifestaram sobre a reunião de hoje, tornando público o encontro entre dois importantes partidos na Câmara e Senado Federal.

Efeitos na Paraíba

Na Paraíba, o PSDB lançou a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado pela oposição. O MDB, por sua vez, já anunciou interesse em lançar o senador Veneziano Vital para a disputa da chefia da executiva estadual.

Apesar de divergências antigas, principalmente por disputas em Campina Grande, diante de um cenário de federação, é possível que os partidos se unam em um eventual segundo turno contra o governador João Azevêdo, que tem no MDB uma base aliada, mas que recentemente convive com o afastamento do senador Veneziano Vital.

Federação MDB e PSDB

Uma possível aliança entre PSDB e MDB pode somar aos partidos cerca de 66 deputados federais. Atualmente, cada legenda tem cerca de 33 deputados federais. No Senado, o MDB é mais forte com 16 parlamentares contra 6 do PSDB.

Vale lembrar que ambos os partidos já anunciaram ter pré-candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, João Doria, do lado dos tucanos e a senadora Simone Tebet, de Mato Grosso do Sul, do lado dos emedebistas. Portanto, uma possível união colocaria em confronto duas candidaturas presidenciais.

Apesar do início da negociação, tanto o PSDB como o MDB tem conversas em andamento para formar federação com o Cidadania. A sigla, que já foi representada pelo PPS, no entanto, vai aguardar uma reunião interna que deve acontecer no próximo dia 15, para decidir qual partido é o favorito da executiva nacional para formar aliança.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo