CVN POLITICA
Mersinho diz que condição de Lucas Ribeiro como candidato natural ao governo favorece PP a comandar federação com o União

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) disse que já uma data para que a formalização da federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas: abril próximo. Ele, assim como o senador Efraim Filho, acredita que pode haver um diálogo entre as duas legendas na Paraíba – hoje, em campos opostos – em um futuro próximo, leia-se as eleições do próximo ano.
Agora, quando o assunto é sobre quem comandará essa nova força na Paraíba, a divergência é clara e será difícil de contornar. Efraim acha que deve ser de seu grupo, já que, em tese, um senador com mandato até 2030 seria “maior” que um deputado federal. “Por isso, é natural que o comando e o controle dessa federação tenham uma participação maior por parte do nosso time”, afirmou.
Já Mersinho pensa diferente e lembrou os critérios já pré-estabelecidos. O peso do deputado federal é o mesmo de um senador e o estado em que o governador ou o vice da legenda sejam candidatos naturais à reeleição, caso da Paraíba com Lucas Ribeiro, teriam o mando de campo. O União Brasil tem um federal: Damião Feliciano. Ele não segue a legenda e integra a base do governador João Azevêdo.
Disse ainda que as conversas vêm acontecendo há mais de um ano. “O União Brasil deve se reunir até a sexta-feira [dia 21], e na semana que vem devemos avançar nesse sentido. A Executiva está resolvendo essa questão do estatuto da federação e, até abril, já deve ter sido solucionado”, destacou em entrevista à Arapuan FM.