Moradores temem rompimento de barragem em Nova Olinda
O temor é que haja ruptura da estrutura do manancial, que está há anos sem manutenção.

Moradores de Nova Olinda (PB) estão preocupados com a situação da Barragem do Saco, que é responsável pelo abastecimento do município. O temor é que haja rompimento da estrutura, que há anos não recebe vistoria.
Em entrevista a uma web TV de Cajazeiras, o vereador Tião de Braz (PDT) afirmou que o manancial apresenta vazamentos graves devido à falta de manutenção durante 15 anos.
“A drenagem, que é fundamental para o funcionamento da barragem, está entupida. A água não está saindo pelos canos, e agora está transbordando pela porta do dreno”, relatou.
O parlamentar mirim explicou que o reservatório possui um sistema de drenagem que, em condições ideais, permite que a água seja filtrada e conduzida por dois canos até as caixas de gordura, que desempenham a função de filtrar a água. No entanto, a falta de manutenção fez com que essas caixas e os drenos ficassem obstruídos, causando o acúmulo da água dentro da barragem e o subsequente transbordamento.
“Há cerca de sete meses, estive na barragem e percebi o início do vazamento. Naquela época, um cano ainda estava puxando a água, mas agora o cano está completamente entupido e a água não está sendo filtrada corretamente”, afirmou.
O manancial tem capacidade para 97 milhões 488 mil metros cúbicos de água e abastece outros municípios da região do Vale do Piancó.
Diamante Online