Destaque

MPPB inicia vistoria de transporte escolar de Conceição e Itaporanga no Vale do Piancó

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) divulgaram o calendário de vistorias que serão realizadas neste semestre em veículos que fazem o transporte de escolares dos 223 municípios paraibanos, incluindo a frota própria e contratada pelas prefeituras.

As fiscalizações serão realizadas nos finais de semana, com início neste sábado e domingo (8 e 9) e conclusão no dia 6 de junho.

O trabalho será acompanhado por 71 promotorias de Justiça que atuam nos respectivos municípios, que oferecem o serviço. Além de averiguar o cumprimento das normas previstas no Código Brasileiro de Trânsito e legislações pertinentes, a inspeção tem como principal objetivo garantir que crianças e adolescentes sejam transportados com segurança e conforto para exercer o direito à educação.

Além de averiguar a existência e condições de itens obrigatórios de segurança nos veículos, também será avaliada a documentação dos condutores, que de acordo com a norma devem ter idade superior a 21 anos; ser habilitado na categoria D; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os relatórios de cada vistoria serão elaborados pelos técnicos do Detran-PB e encaminhados ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, da Criança e do Adolescente e às respectivas promotorias de Justiça para que sejam adotadas as medidas necessárias à solução de eventuais problemas encontrados.

Segundo a coordenadora do Centro de Apoio, é comum estudantes que dependem do serviço se depararem com veículos sucateados, sem segurança e conforto. “Não são raras as situações que envolvem a interrupção do serviço público pelo péssimo estado de conservação desses veículos. Verifica-se também condutores sem habilitação, pondo em risco a integridade física dos alunos. A vida de crianças e adolescentes é preciosa e não pode ser colocada em risco pelo Estado. É inconcebível que o município contrate veículos velhos que não ofereçam condição de trafegabilidade. Isso configura ato de improbidade administrativa”, explicou.

Calendário

Em fevereiro, 56 prefeituras deverão encaminhar os veículos escolares próprios e contratados para vistorias em postos e Circunscrições Regionais do Trânsito (Ciretran), sediados em Cajazeiras, Uiraúna, Conceição, Itaporanga, Patos e Pombal. Em março, deverão ser vistoriados veículos escolares de 44 prefeituras, incluindo municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Em abril, as inspeções acontecerão nas ciretrans localizadas nas cidades de Picuí, Cuité, Esperança, Bananeiras, Mamanguape, Jacaraú, Coremas, Piancó, Ingá e Itabaiana. Deverão passar pela avaliação técnica do Detran veículos escolares de 54 prefeituras dessas regiões.

Em maio, o Detran e o MPPB vão fiscalizar os veículos escolares de 58 prefeituras, nos postos e ciretrans de Soledade, Cabaceiras, Remígio, Areia, Guarabira, Santa Luzia, Sapé e Campina Grande. O calendário de inspeções do primeiro semestre de 2020 será finalizado em junho, quando deverão ser avaliados veículos de 11 prefeituras, nas ciretrans de São Bento e Brejo do Cruz.

Transporte Escolar

As vistorias fazem parte do projeto “Transporte Escolar – Alegria de Ir e Vir”, idealizado pelo MPPB e que vem sendo executado, desde 2013, em parceria com o Detran, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Polícia Militar da Paraíba, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

O projeto tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança no serviço de transporte escolar, visto como estratégia fundamental para a concretização da universalização do ensino e combate à evasão escolar, uma vez que possibilita a frequência à escola pelos alunos residentes em áreas onde não há unidades de ensino.

Calendário de Fevereiro

08/02

Manhã (a partir das 7h):

– Ciretran de Cajazeiras: Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas e Carrapateira.

– Ciretran de Conceição: Prefeituras Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira, Santa Inês, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe

Tarde (a partir das 14h):

– Ciretran de Uiraúna: Uiraúna, Santarém, Poços Dantas, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas e Carrapateira

– Ciretran de Itaporanga: Itaporanga, Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande.

09/02

Manhã (a partir das 7h):

– Ciretran de Patos: Patos, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São José de Espinharas.

– Ciretran de Pombal: Cajazeirinhas, Lagoa, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Malta, Condado e Vista Serrana.

15/02, manhã, na Ciretran de Araruna: Araruna, Tacima, Riachão e Cacimba de Dentro.

16/02: manhã, no Posto de Pedras de Fogo: Pedras de Fogo

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo