Multidão invade aeroporto russo para atacar passageiros israelenses vindos de Tel Aviv
Uma multidão de moradores da cidade de Makhachkala, na república russa do Daguestão, invadiu o aeroporto da cidade na tentativa de atacar quaisquer judeus que chegassem em voo de Tel Aviv neste domingo (29), informou o site Jerusalem Post.
Os manifestantes também foram vistos carregando bandeiras palestinas enquanto corriam pelo aeroporto e até mesmo chegando aos aviões na pista. Segundo relatos da mídia russa, as forças de segurança russas não agiram para evitar a violência dos moradores.
Filmagens compartilhadas no X, antigo Twitter, e em canais no app de mensagens Telegram mostraram manifestantes gritando “Allahu Akbar” (Deus é Grande, em tradução do árabe) e parando carros para verificar os documentos dos passageiros para garantir que não fossem israelenses nem judeus.
Segundo o veículo estatal russo RIA Novosti, policiais e a Guarda Nacional estavam presentes no local enquanto os tumultos ocorriam e que o aeroporto havia sido fechado devido à entrada dos manifestantes no aeroporto.
A república do Daguestão, que fica ao longo da costa do mar Cáspio, é uma república autônoma dentro da Federação Russa. Estima-se que alguns milhares de judeus caucasianos vivam na república. Por outro lado, 83% da população no Daguestão é muçulmana, de acordo com uma pesquisa de 2012.
Manifestantes atacam hotel