MUNDO

No México, deputados aprovam legalização da maconha

A Câmara dos Deputados do México aprovou nessa 4ª feira (10.mar.2021) a legalização do uso da maconha no país para fins medicinais e recreativos. Foram 316 votos a favor, 129 contra e 23 abstenções. O texto, que já recebeu o aval do Senado, agora segue para sanção do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Atualmente, apenas Canadá e Uruguai têm leis similares para todo o território nacional. Alguns Estados norte-americanos permitem o uso para fins recreativos, mas os EUA não têm uma lei federal sobre o assunto. Com a sanção presidencial, o México se tornará o país mais populoso a legalizar a droga nas duas modalidades.

A medida aprovada permite o cultivo para consumo próprio e comunitário, sendo que o cultivo caseiro é limitado a no máximo 8 plantas. O texto autoriza ainda a produção industrial.

Cada pessoa pode portar até 28 gramas de maconha. Está proibido o consumo por menores de 18 anos (que não podem ter acesso à cannabis, a planta da maconha), em áreas de trabalho ou escritórios e em instituições de ensino. A descriminalização da maconha é defendida pelo governo de López Obrador como uma forma de combater o crime organizado. A proposta foi feita pelo partido ao qual o presidente é filiado, o Morena (Movimento para Regeneração Nacional).

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo