DestaqueVALE DO PIANCÓ

Opera Paraíba itinerante faz mutirões em Itaporanga e Piancó

O programa Opera Paraíba vai atender mais 135 pessoas nas cidades de Itaporanga e Piancó com a realização do mutirão itinerante de cirurgias geral e ginecológicas, que teve início nesta sexta-feira (27) e segue até domingo (29). A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba para reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas e facilitar o acesso da população à assistência de saúde.

Segundo a diretora do Hospital Distrital de Itaporanga Dr. José Gomes da Silva, Shyrleanne Brasileiro, esse é o quarto mutirão realizado no Hospital de Itaporanga no ano de 2023. “É o segundo mutirão que recebemos esse mês, e o quarto mutirão do ano. Para esta edição, temos uma atenção especial voltada para a saúde da mulher, com o atendimento a 60 usuárias do SUS, com cirurgias ginecológicas. O Opera Paraíba é um programa de atenção à saúde que vem acabando com as filas de espera”, informa a diretora.

Quando Alessandra Lemos Guimarães, de 51 anos, moradora de Itaporanga, teve um mioma detectado em seus exames, resolveu procurar atendimento pelo Opera.“Eu procurei a secretaria de saúde do município, apresentei minha documentação e em pouco menos de três meses eu fui chamada para o mutirão. É um alívio saber que eu posso receber atendimento num hospital tão organizado”, conta Josefa.

Já o Hospital Regional de Piancó Wenceslau Lopes, recebe o mutirão de cirurgia geral, conforme explica a diretora-financeira, Rayanne Nappy Neves, com a realização de 25 cirurgias por dia, totalizando 75 paraibanos atendidos. “Este é o terceiro mutirão do Opera que estamos recebendo aqui no hospital, prestando um atendimento de qualidade para crianças, homens e mulheres”, informou.

Uma das contempladas é Cícera Solange Ferreira, de 44 anos, do município de Conceição, que há meses sofria com dores abdominais e sangramentos. Seus exames comprovaram a presença de um cisto e três miomas. “Eu chegava a desmaiar de tanta dor, tinha muito sangramento, não consigo fazer as coisas simples de casa. Com a cirurgia, a expectativa é que eu possa voltar a minha rotina e viver sem dor”, desabafa Cícera.

Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar à página do Opera Paraíba (operaparaiba.pb.gov.br) , preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante que atenda seu município de residência.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo