CVN BRASIL

Orçamento apertado: Pisos da saúde e educação estão ameaçados, admite governo Lula

O governo Lula (PT) alertou que pode não haver espaço no Orçamento de 2027 para garantir os pisos constitucionais da saúde e da educação. A informação consta da mensagem enviada ao Congresso com o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026.

Segundo o documento, será necessário reforçar as chamadas despesas discricionárias — que bancam políticas públicas e a manutenção da máquina pública — para cumprir os mínimos obrigatórios: 15% da receita corrente líquida para a saúde e 18% da receita de impostos para a educação.

A previsão é de forte queda nessas despesas nos próximos anos, chegando a apenas R$ 8,9 bilhões em 2029. O governo reconhece que 2027 será um ano “desafiador” e admite a necessidade de rever gastos obrigatórios e buscar novas receitas para evitar cortes em áreas essenciais.

Caso contrário, além dos pisos constitucionais, podem ficar comprometidos o funcionamento da máquina pública, investimentos e emendas parlamentares.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo