CVN POLITICA

Partidos cobram reação do Congresso após TSE indicar garantia de recursos a negros nas eleições

O indicativo de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá determinar, na próxima semana, que partidos garantam uma divisão igualitária de recursos entre candidatos negros e brancos nas eleições gerou descontentamento e pedidos de reação no mundo político. Dirigentes de partidos dizem que o Congresso Nacional deve se pronunciar sobre a questão.

Dos sete votos possíveis no plenário da Corte eleitoral, o julgamento tem placar parcial de 3 a 0 e, segundo o Estadão apurou, um quarto ministro já indicou ser favorável, o que forma a maioria no caso. O ministro Og Fernandes pediu vistas nesta quinta-feira, dia 20, e prometeu devolver o processo para conclusão do julgamento na próxima terça-feira, dia 25.

Os ministros discutem uma consulta da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), uma das precursoras entre as negras no Congresso. Para tentar reduzir a falta de representação racial em cargos eletivos, ela pediu uma espécie de cota nas chapas de candidatos ao poder Legislativo, o que foi rejeitado, além da reserva de recursos públicos para financiar candidatos e candidatas negras – fundo eleitoral, Fundo Partidário e tempo de exposição em rádio e TV no horário eleitoral. O TSE tende a acatar essa segunda sugestão

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo