CVN PARAIBA

Pazuello afirma que vacinação terá inicio imediato e Paraíba deve receber vacinas na tarde desta segunda (18)

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou durante encontro com governadores na manhã desta segunda-feira (18), que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada de forma imediata em todo o país. Com isso, a Paraíba deve receber, no final da tarde, as primeiras doses da Coronavac, imunizante chinês produzido pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. As caixas já saíram do centro de distribuição e logística do Ministério, localizado em Guarulhos, São Paulo.

Durante o encontro, o ministro afirmou que o país é referência mundial de vacinação. “Só com essas 6 milhões de doses [da Coronavac] e a velocidade com a qual vamos aplicar, já passamos rapidamente para segundo colocado no mundo ocidental – não sei ainda da China –, segundo ou terceiro”, explicou Pazuello.

“A todas as famílias das vítimas, recebam a nossa solidariedade, é muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo”, concluiu o ministro.

Vacina de Oxford
O ministro voltou a dizer que a previsão do Ministério da Saúde é receber nos próximos dias os dois milhões de doses do imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford produzidos na Índia.

“Se chegar a nossa vacina da AstraZeneca, que está prevista ainda para essa semana, a gente já encosta no segundo [colocado em população vacinada]”, completou Pazuello.

Sobre o encontro
O encontro, que aconteceu de forma virtual, marcou o início da distribuição simbólica da vacina contra Covid-19. Nessa etapa estão inclusas 6 milhões de doses da Coronavac.

O governador da Paraíba João Azevêdo esteve presente no encontro. Outros gestores, como o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT); Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Ratinho Jr (PSD), do Paraná, também participam do encontro.

A previsão é que a Paraíba receba um lote 92.960 doses vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Ela será feita por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.

Após a chegada vacina no Estado, o governo da Paraíba irá distribuir as doses para os 223 municípios. Os veículos da área de saúde que irão auxiliar na vacinação contra a covid-19 na Paraíba já estão prontos e aguardando apenas a chegada das doses.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo