Pesquisa Datafolha aponta queda na aprovação do governo Lula: 24% de aprovação e 41% de reprovação

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua enfrentando uma queda significativa na avaliação popular. De acordo com o levantamento do Datafolha, apenas 24% dos eleitores brasileiros aprovam a gestão do presidente, enquanto 41% a reprovam.
O estudo, que entrevistou 2.007 pessoas em 113 municípios entre os dias 10 e 11 de fevereiro, também revelou que 32% dos entrevistados consideram o governo regular. Apenas 2% não souberam ou preferiram não responder.
Esse resultado representa o pior índice de aprovação registrado ao longo dos três mandatos de Lula. O nível de reprovação também bateu recorde. Nos anos anteriores, o maior índice de aprovação havia sido de 28% durante a crise do mensalão, em 2005, no primeiro mandato do presidente. Já o pior índice de rejeição havia sido registrado em dezembro de 2024, com 34% de reprovação.
Comparado à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, os números mostram uma acentuada queda. Na ocasião, a aprovação de Lula estava em 35%, enquanto a reprovação era de 34%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira abaixo os números:
Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro);
Regular: 32% (eram 29% em dezembro);
Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro);
Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).