PF inicia investigações sobre queda de avião em SP
A Polícia Federal (PF) iniciou as investigações sobre a queda de um avião na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo que resultou na morte de pelo menos 62 pessoas.
Segundo informações do órgão, peritos criminais foram enviados para o interior de São Paulo para apurar as circunstâncias do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também já está apurando as causas da queda do avião.
A principal hipótese para o acidente é que o avião perdeu sustentação por conta de acúmulo de gelo nas asas.
Como mostramos mais cedo, a aeronave caiu por volta das 13h30 da tarde desta sexta-feira, 9 de agosto.
Com capacidade para 68 pessoas, o avião transportava 62, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes, informou a companhia aérea Voepass.
A aeronave de matrícula PS-VPB é um ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, que fazia o voo 2Z-2283 de Cascavel (PR) para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O avão caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, enquanto iniciava a descida para pousar em Guarulhos. Vídeos que circulam na internet (abaixo) mostram a aeronave caindo em espiral antes de atingir o solo.
Primeiro acidente aéreo desde 2011
É o primeiro acidente de aviação comercial no Brasil desde o voo da Noar que caiu no Recife, em 2011, matando todos os seus 16 ocupantes.
No evento de lançamento da fragata Tamandaré, a primeira das quatro novas fragatas da Marinha do Brasil, em Itajaí (SC), Lula pediu um minuto de silêncio em razão do acidente em Vinhedo.
Os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR), que estavam no encontro do Cosud Espírito Santo, decidiram antecipar o retorno aos respectivos estados ao receber a notícia do acidente.
Em nota, a Anac lamentou “profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nessa sexta-feira (9) e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”. A Agência afirmou que está “monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
O Antagonista