CVN POLITICA

PL foi o partido que mais ampliou bancada na janela; União Brasil perdeu mais

Após 20 dias da janela partidária, 55 deputados federais (10,7% do total de cadeiras da Câmara) trocaram de legenda. O levantamento foi do G1. Segundo este site, o PL foi quem mais ganhou. O partido do presidente Jair Bolsonaro pulou de 42 para 63 parlamentares. O prazo para mudar de partido sem riscos de punição termina no dia 1º de abril.

O PL também perdeu quadros, como o único baiano a oficializar mudança até agora: Abílio Santana foi para o PSC. Além dele, Bacelar (Podemos) está próximo de formalizar a ida ao PV.

Já o récem-criado União Brasil perdeu mais. O partido fruto da fusão do DEM com o PSL tinha 81 assentos na Câmara quando nasceu, agora tem apenas 52 deputados. “Tivemos perdas. Não foram só deputados bolsonaristas que nos deixaram. Mas nós estamos focados nas eleições. O União quer criar chapas fortes nos estados e voltar (a ser) grande”, disse o vice-líder do UB, deputado Alexandre Leite (SP).

Principal partido de oposição, o PT já teve a maior bancada da Câmara. Atualmente, detém a segunda, com 54 deputados. O partido do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva poderá perder a deputada pernambucana Marília Arraes, em razão na composição das candidaturas em Pernambuco.Para o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), grande parte das trocas partidárias já eram esperadas. “Quem já tem afinidade ideológica com o governo seguirá alinhado ao governo”, afirmou.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo