Destaque

Por 35 votos a 15, deputados aprovam proposta que restringe aborto legal no país

Por 35 votos a 15, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27), a proposta que proíbe o aborto no país, e insere na Constituição o direito à vida “desde a concepção”. O texto agora será encaminhado para a análise de uma comissão especial.

A deputada Chris Tonietto (PL-RJ), relatora, foi favorável à proposta e não sugeriu mudanças no texto. Ela é vice-presidente da CCJ e coordena a Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida.

Duranta a votação, houve manifestação de congressistas e de grupos contra a PEC. Por causa do protesto, a presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), determinou a interrupção da sessão, mas logo foi retomado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar a interrupção da gravidez quando é constatada, por meio de laudo médico, a anencefalia do feto. O Código Penal brasileiro diz que o aborto é permitido em três casos:
– quando há risco para a vida da gestante; em casos de estupro; e em casos de anencefalia do feto.

A não criminalização em casos de anencefalia fetal, quando o feto tem ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, também foi permitida após decisão do STF. O próximo passo é o texto ser analisado por uma comissão especial e, somente depois, ir ao plenário. A comissão não tem data para começar a funcionar. Os líderes partidários deverão fazer as indicações de quem irá compor o colegiado.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo