Prefeitura de Itaporanga inscreve comunidades no PB Rural Sustentável, em projetos acesso a água, cisternas, alianças produtivas e passagens molhadas.
A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio ambiente, estará inscrevendo Comunidades Rurais em projetos do COOPERAR por meio do Programa PB Rural Sustentável.
OS presidentes das comunidades têm até o dia 14 novembro de 2021 (prazo máximo) para enviar toda a documentação necessária para o COOPERAR. Para tanto, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente prestará todo o suporte para inscrição no programa, bem como realizará um mutirão de inscrições.
É importante pontuar que, os presidentes das comunidades devem procurar a sala dos Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente para obter o acompanhamento sobre o processo de inscrição e informações necessárias ao pleito.
Ressalte-se que o programa PB Rural Sustentável, têm o objetivo de realizar levantamento de demandas para execução de subprojetos de acesso à água (implantação de sistemas de abastecimento de água e construção de cisternas), de melhorias pontuais de acesso rural (passagem molhada) e para implementação de subprojetos de Alianças Produtivas.
Há chamada aberta para construção e instalação de Sistema de Abastecimento de Água Completo – ADC; Recuperação/Adequação de Sistema de Abastecimento de Água Completo – ADC; Sistema de Abastecimento de Agua Singelo – ADS; Recuperação/Adequação de Sistema de Abastecimento de Agua Singelo – ADS; Sistema de Abastecimento de Água com Dessalinizador e Cisternas de Placas para reserva de água para consumo humano.
Há também uma aberta para realização de Melhorias Pontuais de Acesso Rural, através da construção de Passagem Molhada, sendo sua participação de exclusividade Associações Comunitárias que atendam aos seguintes requisitos: a Associação deve estar legalmente constituída há, no mínimo, dois anos; não deve estar inadimplente junto ao Cooperar e outros órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal; os beneficiários devem pertencer formalmente ao quadro de sócios da Associação Comunitária.
Há, ainda, chamada aberta para a realização de Alianças Produtivas, que visa fortalecer as diversas cadeias produtivas agropecuárias, agroindustriais e/ou não-agrícolas (a exemplo de artesanato, turismo rural e atividades afins).
O PB Rural Sustentável é executado pelo Projeto Cooperar, o qual tem vínculo institucional com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e tem por objetivo apoiar Entidades Associativas Rurais, onde atua em parceria com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e órgãos municipais, como Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente.