Presidente de Israel nega envolvimento de país com explosão de pagers no Líbano
O presidente de Israel, Isaac Herzog, negou envolvimento de país com explosão de pagers e walkie-talkies no Líbano, em entrevista ao canal britânico Sky News, neste domingo. Ele também afirmou que Israel não tem interesse em uma guerra com o vizinho.
— Não queremos entrar em guerra. Queremos trazer os nossos cidadãos de volta às suas casas na fronteira com o Líbano — disse Herzog ao canal de TV — Israel está lutando pelo seu bem-estar, pela sua existência, pelos seus cidadãos. Isso é o que estamos fazendo. E estamos fazendo o que for certo para fazer.
Questionado se as explosões de pagers eram uma “forma legítima de prosseguir em uma guerra”, Herzog negou “qualquer conexão” com a operação.
Ao menos 37 pessoas morreram em decorrência da explosão dos aparelhos de comunicação de membros do grupo xiita libanês Hezbollah. Os pagers, em formato de caixinhas, permitem receber mensagens, alertas sonoros ou números de telefone através de radiofrequência própria e, portanto, sem passar pelas redes telefônicas móveis, que podem ser interrompidas, apresentarem problemas de ligação ou serem interceptadas.
O Globo