Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre em queda de helicóptero, informa governo
A mídia iraniana confirmou a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, após um acidente de helicóptero na província montanhosa do Azerbaijão Oriental.
A mídia estatal iraniana Press TV e as agências de notícias Tasnim e Mehr relataram que todos os que estavam a bordo foram mortos. O helicóptero que transportava nove pessoas teve problemas sob forte neblina ao retornar de uma viagem à fronteira entre o Irã e o Azerbaijão, disseram autoridades iranianas no domingo.
O acidente desencadeou uma operação de busca e salvamento que durou horas, com a ajuda da União Europeia e da Turquia, entre outros, mas as equipas de emergência foram prejudicadas pelo nevoeiro e pela queda acentuada das temperaturas.
Os corpos dos mortos no acidente de helicóptero serão transportados para a cidade de Tabriz, disse o chefe do Crescente Vermelho Iraniano, de acordo com o jornal Tasnim News do Irã.
Ali Bagheri Kani, que liderou delegações iranianas através de negociações indiretas com os Estados Unidos sobre questões nucleares e trocas de prisioneiros, foi nomeado ministro das Relações Exteriores interino após a morte de Hossein Amir-Abdollahian.
MaisPB