Conecte-se agora

CVN SERTÃO

Previsão de estudioso se confirma para vários reservatórios do semiárido da Paraíba

Publicado

em

Conforme previu o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, o período chuvoso de 2018 do semiárido da Paraíba teve chuvas abaixo da média (http://cienciaemfoco.com/colunistas/rodrigo-cezar/previsao-climatica-a1518.html) , e com distribuição temporal irregular das chuvas na maioria das localidades do semiárido da Paraíba (http://cienciaemfoco.com/colunistas/rodrigo-cezar/previsao-climatica-a1508.html), pois choveu bem abaixo da média em janeiro, março e maio, e bem acima da média nos meses fevereiro e abril.

Conforme previsto pelo estudioso, os reservatórios que abastecem Cajazeiras, teriam uma recarga máxima de 20% esse ano (http://cienciaemfoco.com/colunistas/rodrigo-cezar/previsao-hidrologica-a1538.html) .

Para Cajazeiras, a previsão se confirmou para a Lagoa do Arroz:

20% de recarga máxima na Lagoa do Arroz, seria uma recarga máxima de 16 milhões de metros cúbicos de água, pois o reservatório comporta aproximadamente 80 milhões de metros cúbicos.

Em 2018 o referido manancial tinha cerca de 4 milhões de metros cúbicos no início do período chuvoso. Quando a estação chuvosa terminou o reservatório estava com 18 milhões de metros cúbicos armazenados, ou seja, teve uma recarga de 14 milhões de metros cúbicos confirmando a previsão.

O Açude de Engenheiro Ávidos armazena um total de 255 milhões de metros cúbicos de água, a estimativa de recarga máxima de 20% do pesquisador correspondia a 51 milhões de metros cúbicos esse ano, no entanto a recarga foi de 59 milhões. Dessa forma, no início do período chuvoso, o açude tinha 8 milhões de metros cúbicos de água, quando terminou a estação chuvosa tinha 67 milhões de metros cúbicos.

Para os reservatórios que abastecem Patos o pesquisador indicou recarga máxima de 15% em 2018. Essa previsão se confirmou para 04 dos 05 reservatórios que abastecem a Morada do Sol:

Açude do Jatobá: No início do período chuvoso o manancial estava totalmente seco, com as chuvas desse ano o açude ganhou apenas 1,8 milhão de metros cúbicos de água. Com uma capacidade máxima de aproximadamente 17 milhões de metros cúbicos, o reservatório teve recarga de pouco mais de 10% em 2018;

Barragem de Capoeira: No início do período chuvoso o manancial estava com apenas 2,5 milhões de metros cúbicos, com as chuvas desse ano a barragem atingiu 5,5 milhões de metros cúbicos de água. Isso significa que teve uma recarga de apenas 3 milhões de metros cúbicos de água. Com uma capacidade máxima de aproximadamente 56 milhões de metros cúbicos, o reservatório teve recarga de pouco mais de 5% em 2018;

Complexo Coremas/Mãe d´Água: No início do período chuvoso o manancial estava com apenas 36 milhões de metros cúbicos (21 milhões em Coremas e 15 milhões em Mãe d´Água), com as chuvas desse ano o complexo atingiu 179 milhões de metros cúbicos. Isso significa que teve uma recarga de 143 milhões de metros cúbicos. Com uma capacidade máxima de aproximadamente 1 bilhão e 159 milhões de metros cúbicos, o manancial teve recarga de pouco mais de 12,34% em 2018;

Barragem da Farinha: A previsão do estudioso só não se confirmou esse ano para esse reservatório, que teve uma recarga de 63% em 2018, ou seja, estava seco no início do período chuvoso, e atingiu os 16 milhões de metros cúbicos, sendo que comporta no máximo 25 milhões de metros cúbicos de água.

 

CVN SERTÃO

Igreja é invadida e imagem do Cristo Crucificado é quebrada em Cajazeiras

Publicado

em

A imagem do Cristo crucificado foi quebrada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Centro de Cajazeiras. Parte do sacrário também foi alvo de vandalismo. O caso foi denunciado à Polícia Civil.

De acordo com o cooperador paroquial, padre Bruno Dias,  a igreja estava aberta no momento da ação, mas ninguém sabe como ocorreu, nem há suspeito do caso.

Uma perícia será realizada no local e o caso seguirá investigado pela Polícia Civil. Nada foi levado da paróquia.

Continue Lendo

CVN SERTÃO

Meteorologista revela que tendência é de chuvas para o Sertão da PB

Publicado

em

O meteorologista da cidade de Patos, Sertão da Paraíba, Mário de Miranda Leitão, em entrevista a imprensa local nesse sábado (15) falou sobre tendências para o tempo no ano de 2019.

Segundo o meteorologista, ainda é cedo para falar de previsão para a quadra invernosa no Nordeste, mas adiantou que a tendência é de chuvas regulares para os próximos 4 ou 5 anos.

Ele afirmou que neste momento a meteorologia fala em tendência, e não em previsão, pois faltam alguns meses para o fenômeno. Segundo o estudioso, a possibilidade de chuva para 2019 está dentro da normalidade, mas o cenário poderá mudar.

Nesses últimos meses do ano a expectativa para o período chuvoso no Sertão é grande, pois geralmente começa nos primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Neste momento, o sertanejo vive um momento tenso, pois as chuvas caídas este ano, apesar de amenizar a crise hídrica, não foram suficientes para afastar o fantasma de colapso no abastecimento de água.

 

Redação

Continue Lendo

CVN SERTÃO

Golpistas enganam mulheres e roubam R$ 35 mil em Cajazeiras

Publicado

em

Duas mulheres foram vítimas de uma dupla de golpistas na tarde desta sexta-feira (14) em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

As vítimas haviam saído de uma agência do banco Itaú quando dois homens passaram por elas e deixaram cair uma carteira.

Quando uma delas foi devolver o objeto, acabou sendo convencida a entregar a bolsa, onde levava R$ 35 mil, para receber um brinde em uma loja que, supostamente, os estelionatários estariam abrindo.

Fonte paraiba.com.br
Continue Lendo

ARMAZÉM PARAIBA

LG NET

ASSEMBLÉIA DA PARAIBA

JORNALISMO VERDADE

MERCADINHO ALVINO

CEMACO DE DR MARCINHO

JORNAL DA BOA NOVA FM

TV CVN: A TV DO VALE DO PIANCÓ

Em Alta

Hospedado por ServerPro