Principais empresas de pesquisa do país indicam queda na popularidade de Lula em 2023
Estudos divulgados pelas principais empresas de pesquisa do país indicam que a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu no 1º ano de mandato. De janeiro a dezembro, as taxas de avaliação positiva do presidente ou do governo –a maneira de perguntar é diferente dentre os levantamentos– caíram ou se mantiveram estáveis, com variações ruins para o Planalto na margem de erro. Já os percentuais negativos tiveram movimento contrário, com sinalização de subida.
O Poder360 comparou os resultados de 7 empresas (PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA, Paraná Pesquisas e Atlas Intel) considerando a 1ª e a última pesquisa realizada em 2023.
A maior diferença na taxa positiva foi registrada pelo PoderData: o trabalho do presidente era avaliado como “bom” ou “ótimo” por 43% dos eleitores em janeiro e caiu para 32% em dezembro. Apesar disso, a avaliação “ruim” ou “péssimo” não alterou no período. Os eleitores migraram para a avaliação “regular” –considerada um pit stop antes de o eleitorado mudar definitivamente de opinião.
A Quaest foi a empresa que registrou a maior diferença na avaliação negativa: 9 pontos percentuais de alta no período. No 1º levantamento, feito de 10 a 13 de fevereiro, 20% dos eleitores diziam ter uma percepção ruim ou péssima do governo Lula. Essa avaliação subiu para 29% no estudo divulgado em dezembro.
A análise de pesquisas de opinião deve ser feita ao longo de um período de tempo determinado e com estudos sequenciais para se ter, de maneira mais objetiva, a tendência do eleitorado. Os resultados das 7 empresas citadas permite observar com clareza um viés negativo para o governo nas curvas de avaliação.
A Ipec (ex-Ibope) e a Paraná Pesquisas mostraram uma migração direta dos eleitores da taxa positiva para a negativa. Pode indicar que a administração federal perdeu apoio dentre os que antes tinham uma simpatia pela gestão.
Lula foi eleito em 2022 com 50,90% dos votos. De acordo com todas as pesquisas, entrará no 2º ano de mandato –e de eleições municipais– com menos apoio do que isso.
METODOLOGIA
O Poder360 considerou apenas o 1º e o último estudo nacional de aprovação do governo ou do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgado por 7 empresas de pesquisas: PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA, Paraná Pesquisas e Atlas Intel.
É preciso considerar que as empresas têm enunciados diferentes para questionar os entrevistados sobre a avaliação do governo. Para incluir o máximo de empresas, foram selecionadas as formulações que permitiam aos entrevistados avaliar a administração federal ou o próprio presidente de maneira positiva, negativa ou “regular”.
Poder 360