CVN PARAIBA

Projeto que diminui representação da PB na Câmara deve ser votado neste mês

O projeto de lei que altera a quantidade de vagas na Câmara dos Deputados com base nos dados populacionais do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda em dezembro. Segundo a Folha de São Paulo, a previsão é que a votação acontece na semana do dia 9.

De acordo com o texto, que busca atender uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a recontagem das cadeiras faz com que alguns estados percam vagas, enquanto outros ganhem. A Paraíba seria afetada negativamente com a recontagem, pois perderia duas vagas na Câmara – saindo de 12 deputados para dez parlamentares.

Ainda segundo o projeto em análise, o tamanho da representação de cada estado e do Distrito Federal deverá ser anunciado no ano anterior às eleições para a Câmara.

Quem perde e quem ganha

Com a recontagem, os estados do Pará e Santa Catarina ganhariam quatro vagas; o Amazonas teria mais duas; Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais contariam com mais uma cadeira.

Já na lista dos que perdem duas vagas, além da Paraíba, estão os estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul; Alagoas e Pernambuco teriam menos uma cadeira. O estado mais prejudicado seria o Rio de Janeiro, que teria a bancada com menos quatro vagas.

MaisPB com Folha de São Paulo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo