CVN POLITICA

PT quase some da Grande SP e mantém desempenho ruim no Estado

O Partido dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu eleger só 4 prefeitos no Estado de São Paulo, das 144 cidades onde teve candidatos. Perdeu na capital paulista, onde apoiou Guilherme Boulos, do Psol, e teve Marta Suplicy (PT) como vice na chapa. Quase não tem mais prefeituras na região da Grande São Paulo, o berço político da legenda. O partido manteve apenas o comando de Mauá na região, com a reeleição de Marcelo Oliveira.

Também elegeu candidatos em Matão, Santa Lúcia e Lucianópolis, cidades no interior do Estado. Nenhuma delas chega a 100 mil habitantes. Segundo o IBGE, têm 79.033, 7.149 e 2.372 moradores, respectivamente. No 2º turno, perdeu em Diadema, na grande São Paulo, onde o atual prefeito José de Filippi Jr., perdeu para Taka Yamauchi, do MDB.

Apesar de manter o mesmo número de prefeituras em 2024, o eleitorado somado (393.714) não chega a metade do obtido em 2020 (895.347), quando o partido ganhou em Araraquara, com 169.925 eleitores, e em Diadema, com 340.373. Nestas eleições, trocou as cidades por Santa Lúcia e Lucianópolis. Somadas, elas têm 8.661 votantes.

O PT não conseguiu se recuperar em eleições municipais, a partir de 2016, dos efeitos da operação Lava Jato que prendeu integrantes do partido, incluindo o próprio presidente Lula, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o caso do triplex no Guarujá. A seguir, 2 mapas com os 39 municípios da região da Grande São Paulo, que abriga 16 milhões de eleitores. Um mapa mostra o resultado do PT em 2020. O outro, com o que sobrou para a sigla em 2024.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo