QUARTA LAPADA EM QUATRO DIAS: Maior partido da Paraíba, Republicanos confirma hoje apoio a João Azevêdo
Compreendido pela maioria da classe política como o partido que definirá o segundo turno das eleições 2022 na Paraíba, o Republicanos, que já era grande antes da eleição, agora virou um gigante eleitoral. Elegendo oito deputados estaduais e três federais, entre eles o mais votado no Estado, Hugo Motta, o Republicanos vai apoiar João Azevêdo (PSB) no segundo turno.
O anúncio do gigante reflete também em possíveis adesões que o candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) esperava e até já anunciava, já que se criou um clima que era dado como certa a adesão do partido a Pedro. Esse é simplesmente o quarto balde de água gelada que recai sobre a campanha de Pedro em menos de quatro dias.
O primeiro foi a neutralidade de Nilvan Ferreira (PL), campeão de votos na Grande João Pessoa, adesão que o comando do PSDB já dava como certa, mesmo o candidato Pedro não apoiando o presidente Bolsonaro.
O segundo foi o anúncio do ex-prefeito de João Pessoa, e agora deputado estadual eleito, Luciano Cartaxo (PT) e seu grupo político a João Azevêdo. Não custa lembrar que o irmão dele, Lucélio Cartaxo, foi candidato a governador contra João em 2018, tendo a esposa de Romero Rodrigues (PSC) como vice e Cássio Cunha Lima (PSDB) como senador na chapa.
Depois veio a pesquisa da Rede Record, que o jurídico de Pedro não tentou impugnar, a exemplo do que fez no primeiro turno, acreditando em uma virada neste segundo turno. Acharam que 2+2 em política sempre é quatro e que a transferência dos votos de Veneziano e Nilvan se daria de forma automática para a oposição.
Agora veio a quarta e pior lapada no lombo: a confirmação do Republicanos apoiando João Azevêdo, depois dos cardeais tucanos garantirem nos meios políticos e jornalísticos que já estava tudo acertado, inclusive com reflexos para 2024 e 2026 com o partido presidido pelo jovem e habilidoso deputado Hugo Motta. DEU ÁGUIA.