Governo realiza audiência em Aguiar para debater criação de parque estadual
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizará no próximo dia 31, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo Manuel Batista Guedes, no município de Aguiar, uma audiência pública para discutir a criação do Parque Estadual Serra da Santa Catarina.
A atividade reunirá autoridades representando os quatro municípios que compõem o Parque: Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada, além de moradores, entidades representativas e ambientalistas.
Para a secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a criação do Parque cumpre um papel fundamental para o Sertão paraibano, pois, além de preservar a fauna e flora da área, ele protege nascentes que abastecem os principais reservatórios da região. “A criação do Parque é um momento muito importante para os sertanejos. Além de uma rica fauna e flora do local, o parque ainda abriga nascentes que abastecem os principais reservatórios de água dessa região. Também será mais uma atração turística para o nosso Estado e precisamos trabalhar bem o potencial turístico para que ele se torne uma fonte de renda para a população local”, pontuou Rafaela.
No mês de julho, a equipe técnica da secretaria realizou uma visita técnica com presença de autoridades dos municípios e moradores. A ação teve como objetivo realizar o reconhecimento dos principais pontos da Unidade de Conservação, áreas de acesso e as primeiras impressões para a construção da sede. A audiência pública marca a etapa que antecede a publicação e assinatura do decreto.
Serra da Santa Catarina – O futuro parque estadual está localizado no oeste da Paraíba, na região da Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastece os principais reservatórios de água do alto sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.
MaisPB