Destaque

Relator da minirreforma eleitoral apresentará texto na quarta-feira (6); veja o que pode mudar

O relator do GT (grupo de trabalho) da minirreforma eleitoral na Câmara dos Deputados, deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), apresentará seu relatório na quarta-feira (6). O parecer será votado no mesmo dia pelo grupo que discute alterações na legislação eleitoral.

O objetivo é que as mudanças já sejam válidas nas eleições de 2024. Para isso, no entanto, o texto precisa ser sancionado até 5 de outubro de 2023.

O relatório de Pereira Jr. deve tocar em 2 pontos:

  • prazo para registro de candidaturas – deve ser ampliado;
  • federações partidárias – atualmente, elas só podem ser constituídas no período eleitoral;
  • Fundo Partidário – uso de recursos para contratação de serviços de segurança pessoal.

Na terça-feira (29/8), Rubens Jr. afirmou que a mudança na legislação eleitoral poderia reduzir o número de partidos políticos: “A tendência é termos novas federações para que com isso consigamos reduzir o número de partido no país”.

Segundo o relator, o plano é fazer apenas alterações pontuais no texto da legislação, sem grandes mudanças. A presidente do GT, Dani Cunha (União Brasil-RJ), afirmou na última semana que o Fundo Eleitoral e a cota de 30% do fundo que hoje devem ser destinados às candidatas mulheres, por exemplo, não devem ser abordados na minirreforma.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo