MUNDO

Rússia diz que relações com os EUA estão perto de se romper após falas de Biden

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta segunda-feira (21) que convocou o embaixador dos Estados Unidos, John Sullivan, para informar que as declarações do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o presidente russo, Vladimir Putin, levaram as relações entre os dois países à beira do colapso.

O presidente Biden disse na semana passada que Putin era um “criminoso de guerra” por enviar dezenas de milhares de soldados à Ucrânia. “Tais declarações do presidente americano, indignas de um estadista de tão alto escalão, colocam as relações russo-americanas à beira da ruptura”, destacou o ministério em comunicado.

O Kremlin classificou anteriormente os comentários como “insultos pessoais” contra Putin. O ministério das Relações Exteriores acrescentou ao embaixador americano que ações hostis contra a Rússia receberiam uma “resposta decisiva e firme”.

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chama de “operação especial” para reduzir a capacidade militar do país vizinho e erradicar pessoas que chama de “nacionalistas perigosos”. As forças ucranianas têm apresentado forte resistência e o Ocidente impôs sanções abrangentes a Moscou, em um esforço para forçá-la a se retirar da Ucrânia.

CNN Brasil

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo