Destaque

Rússia expulsa vice-embaixador dos EUA

Rússia expulsou o vice-embaixador dos Estados Unidos Bartle Gorman e Washington responderá ao ato, segundo informação dada pela embaixada dos EUA em Moscou na quinta-feira (17), de acordo com a agência de notícias RIA.

A justificativa dada por Moscou para a expulsão não está clara no momento, e a Casa Branca afirmou que o ato foi “injustificado”.

Também na quinta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou para um risco de invasão “muito alto” da Ucrânia pelos russos. A situação na fronteira entre Ucrânia e Rússia tem sido observada por líderes do Ocidente, que avaliam a possibilidade de que o exército de Vladimir Putin invada o país vizinho.

Falando aos repórteres quando saía da Casa Branca, Biden disse que havia “todas as indicações de que eles estão preparados para entrar na Ucrânia” e que não havia nenhum plano para que ele telefonasse para o presidente russo.

Moscou nega ter inteções de prosseguir com uma invasão. No final de janeiro, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chegou a dizer que as informações vindas do Ocidente estão cheias de “histeria” e “carregadas de mentiras”. Ele também afirmou na época que a chance de um conflito ser iniciado pelo lado ucraniano era “maior do que nunca”.

“Queremos [uma guerra], ou não? É claro que não. Por isso, apresentamos nossas propostas para um processo de negociação”, afirmou Putin em discurso ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, na terça-feira (15).

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças estão recuando após exercícios próximos à Ucrânia. No entanto, os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmam que as forças russas continuam se acumulando perto da fronteira.

Site do Ministério de Relações Exteriores da Rússia cai

O site do Ministério de Relações Exteriores da Rússia caiu nesta quinta-feira, disse um oficial da pasta à Reuters, no mesmo dia em que a Rússia submeteu sua resposta às propostas de segurança do Ocidente.

A agência de notícias TASS citou que o ministério teria dito que o site ficou fora do ar durante uma hora por razões técnicas. O oficial não disse o por quê da oscilação do site.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo