Eventos

Samsung antecipa férias coletivas em Manaus devido à seca no Amazonas

A Samsung informou nesta quarta-feira (18) à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que vai antecipar férias coletivas de fim de ano em sua fábrica na cidade por causa da seca recorde que atinge o Estado do Amazonas, que tem dificultado a chegada de insumos para produção.

A antecipação das férias coletivas está programada para 30 de outubro a 14 de novembro, afirmou a Suframa, e deve atingir cerca de 1.500 trabalhadores da Samsung.

O nível de água no Rio Negro atingiu o ponto mais baixo em pelo menos 121 anos na segunda-feira (16). O porto de Manaus, localizada onde o Rio Negro encontra o Rio Amazonas, registrou um nível de água de 13,59 metros.

A altura representa o nível mais baixo desde que os registros começaram a ser feitos em 1902, superando o menor nível de todos os tempos anterior, registrado em 2010.

“Espera-se que no final do ano, quando o nível do rio estiver mais elevado, essas linhas já estejam novamente abastecidas com os insumos, e os funcionários possam retomar às atividades de produção”, disse o vice-presidente da fábrica da Samsung em Manaus, Woo Yong Lee, à Suframa.

Procurada, a Samsung disse à agência de notícias Reuters que está ciente da atual situação e que se preparou para o incidente com antecedência.

“Iremos operar o nosso programa de produção de maneira flexível para responder a qualquer necessidade e minimizar o impacto”, afirmou a empresa em nota.

A fábrica da Samsung em Manaus produz eletrônicos que vão desde tablets e smartphones a televisores e aparelhos de ar-condicionado. A empresa disse não ter ainda perspectiva de que a fábrica do grupo em Campinas (SP) possa vir a assumir a produção de Manaus.

A Samsung não divulgou o número total de funcionários na fábrica em Manaus, mas de acordo com seu site, em 2022, os polos da Samsung em São Paulo e no Amazonas somavam mais de 10 mil trabalhadores.

CNN Brasil

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo