Sem Lula, esquerda tende a perder em 2026, diz Lindbergh
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), de 55 anos, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) é o único nome realmente competitivo da esquerda para vencer as eleições presidenciais de 2026. Para o congressista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está se preparando para entrar na próxima disputa caso o petista desista.
O deputado afirmou que, caso o petista decida não se candidatar à reeleição, o governo terá muita dificuldade para manter a base aliada coesa em torno de um sucessor. Disse que partidos de centro, como o PSD, União Brasil e MDB, tendem a migrar para candidaturas de centro-direita ou direita.
“Se Lula não for candidato, essa é a hipótese que a gente não quer discutir de jeito nenhum. É muito difícil, num cenário como esse, segurar uma aliança consistente e ganhar a eleição”, disse em entrevista ao Poder360.
Lula terá 80 anos durante a campanha eleitoral de 2026 e 81, caso vença o pleito. Nos últimos 2 anos, problemas de saúde atrapalharam a rotina do presidente e o impediram de viajar para cúpulas internacionais. Questionado sobre se o petista terá condições de ser candidato por causa da idade, Lindbergh disse que Lula estará “inteiro”.