CVN POLITICA

Senado avalia PEC que pode encerrar reeleição de prefeitos

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 81% dos prefeitos que tentaram a reeleição em 2024 conseguiram renovar seus mandatos. No entanto, esse cenário pode mudar caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), seja aprovada. A proposta, que visa extinguir a reeleição para cargos do Executivo, está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O relator da PEC na CCJ, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu o fim da reeleição argumentando que o atual modelo compromete o planejamento público de médio e longo prazos. “A reeleição impede que o gestor eleito tenha uma visão de continuidade administrativa. Muitas vezes, o foco é em políticas imediatistas que garantam a recondução ao cargo, e não em ações estruturantes que beneficiem a população a longo prazo”, afirmou Castro.

A PEC 12/2022, caso aprovada, será um marco na política brasileira, alterando um sistema instituído em 1997 que permite a reeleição consecutiva de prefeitos, governadores e presidentes da República. A proposta ainda será discutida em plenário.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo