Setembro terá aumento histórico na temperatura; saiba onde
Uma nova onda de calor começou nesta segunda-feira (2) no Brasil, e a elevação nos termômetros deve ser entre 3°C e 5°C. Setembro chegou e com ele as temperaturas devem ter um aumento de até 5°C acima da média histórica para o período. O mês ainda terá chuvas abaixo da média em grande parte do país, de acordo com estudos meteorológicos do Climatempo.
Na lista dos estados que terão calor mais intenso estão Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, parte de Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, leste do Acre e oeste do Maranhão.
No Sul, as temperaturas devem variar ao longo do mês. Já no Sudeste, o tempo continua seco, praticamente sem chuvas, com temperaturas acima da média no interior de São Paulo e oeste de Minas Gerais.
O calor deve aumentar ainda mais no Centro-Oeste, e a umidade relativa do ar permanece baixa. No Norte o tempo é mais seco no centro-sul da região, com aumento das temperaturas e calor intenso. No Nordeste a umidade continua elevada na faixa leste, mas a chuva segue diminuindo.
Chuvas
Em grande parte da região Norte, as chuvas devem ficar entre 30mm e 50mm abaixo da média histórica. No Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte, as chuvas vão ficar entre 10mm e 30mm abaixo da média. Nas parte das regiões Sul e Nordeste devem ter chuvas dentro da média para o mês de setembro.