CVN BRASIL

STF começa a julgar se Jair Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe nesta terça (25)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (25), se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados se tornarão réus na ação que investiga a tentativa de golpe. A sessão está marcada para começar às 9h30 e será conduzida pela Primeira Turma da Corte, composta por cinco dos 11 ministros do Tribunal.

Se Bolsonaro e seus aliados forem transformados em réus, responderão uma ação penal que poderá terminar em condenação ou absolvição. A decisão do STF será baseada na denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que aponta o envolvimento direto de oito dos 34 acusados na trama golpista.

O núcleo central dos denunciados inclui:

– Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
– Walter Braga Netto, general de Exército e ex-vice na chapa de Bolsonaro em 2022;
– General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
– Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
– Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
– Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
– Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator.

A Primeira Turma, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux, será responsável por analisar o recebimento da denúncia, que poderá dar início ao processo penal.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo