CVN PARAIBA

STF decide favoravelmente e Márcio Roberto será empossado deputado estadual na ALPB

Nesta sexta-feira (6), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento virtual que garantiu a posse de Márcio Roberto (Republicanos) como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Por maioria, os ministros reverteram a cassação dos direitos políticos de Márcio, com placar de 4 a 0.

O voto do relator do caso, ministro André Mendonça, foi acompanhado pelos ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes e Edson Fachin. O ministro Dias Toffoli não apresentou voto. Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) será comunicado para proceder com a diplomação e a posse do parlamentar.

Reviravolta Jurídica

Márcio Roberto enfrentava um imbróglio jurídico desde que teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decisão que o deixava inelegível. No entanto, a Suprema Corte reverteu a situação, restabelecendo os direitos políticos do político e garantindo sua ocupação no cargo.

Márcio Roberto será empossada em vaga, hoje ocupada pelo deputado Bosco Carneiro (Republicanos), que passa agora para a primeira suplência do Partido Republicanos. Contudo, Bosco deverá ser reconvocado para o Legislativo devido à licença de Wilson Santiago Filho, atual secretário de Educação da Paraíba. Quem deverá deixar a ALPB é a deputada Silvia Benjamim (Republicanos), que ocupava temporariamente a cadeira.

Consequências Políticas

A decisão do STF marca o fim de um processo de disputa política e jurídica que envolveu Márcio Roberto. Agora, ele assume uma cadeira na Assembleia Legislativa para reforçar o grupo político do Republicanos, partido que terá reconfigurações internas com as mudanças no quadro legislativo.

A posse de Márcio Roberto está prevista para ocorrer após os trâmites formais no TRE-PB, consolidando a decisão da Suprema Corte e encerrando a polêmica que se arrastava desde o período eleitoral.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo