CVN POLITICA

SUCESSÃO MUNICIPAL: Em Piancó, disputa de 2016 deve ser reeditada em 2020 com influências de Aguinaldo e Efraim

A sucessão municipal deste domingo (28) chega à cidade de Piancó, no Vale do Piancó paraibano.  O atual prefeito do município é Daniel Galdino (PSD), que foi eleito em 2016 com 51,92% dos votos, tendo como vice Antônio Dantas (PTC). A dupla venceu Sales Lima (Democratas), que obteve 48,08% dos votos válidos.  Em 2020, esta disputa deve ser reeditada no município, com a ajuda de expoentes da política estadual.

Quem apoia a reeleição são os senadores Daniella Ribeiro e José Maranhão, que receberam o apoio da família Galdino em outubro passado. A proximidade do prefeito com o emedebista não é por acaso. Ele é filho da ex-prefeita Flávia Serra Galdino, do MDB, que governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012 e também é cabo eleitoral do filho na cidade.

“Eu quebrei uma sequência de doze anos de contas reprovadas em Piancó, que é um fator positivo em consonância com os órgãos de controle, consegui equilibrar a gestão fiscal e a Previdência do município. A parte administrativa, contábil e fiscal está redonda. Tenho uma folha rigorosamente em dia e um leque bem vasto de obras”, resumiu o prefeito Daniel Galdino, que fez questão de enfatizar a parceria e o apoio de Aguinaldo Ribeiro (PP), que segundo ele carreou recursos para investimentos na cidade.

Do outro lado está o ex-prefeito Sales Lima, que terá o apoio do seu partido, o Democratas, e do presidente da legenda, Efraim Filho. Em manifestação à imprensa de Piancó, este ano, ele falou com entusiasmo sobre a disputa. “Exerci meu mandato de prefeito, popularmente eleito, na época, pelo povo de Piancó. E se for pela vontade de Deus, através do meu partido (Democratas), no qual eu sou filiado, e, pela confiança e pela vontade do povo, irei entrar pela porta da frente, não como vice, mas com o mesmo mandato popular que exerci anteriormente”, considerou.

Leia Também:   ‘O LIMITE É O HORIZONTE’: em evento do PSD, Romero lança projeto estadual e é chamado de ‘governador’ por correligionários; 

Considerada a ‘mãe do Vale do Pincó’, região que contempla 20 municípios, Piancó completa 270 anos no próximo dia 08 de novembro. A cidade exportou para a Paraíba importantes nomes da política estadual ao longo de sua história, como os ex-deputados estaduais Antônio de Araújo Pinho, Antônio Leite Montenegro, Ademar Teotônio e Padre Aristides Ferreira, além de Salviano Rolim, ex-senador na década de 1950.

Na política contemporânea, surge a família Galdino, que começou  a governar a cidade na década de 1970, com a figura de Gil Galdino, prefeito da cidade por três vezes. A filha dele, Flávia, governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012, e agora Daniel Galdino, o neto, é quem está à frente da prefeitura.

Além dos ex-prefeitos Edvaldo e Sales Lima, a Família Remígio, que tem com expoente a vereadora  Cristiane Rimígio, faz oposição aos Galdino. O pai dela foi vice de Gil na década de 1980. A oposição também conta com os nomes de Pádua Leite, do PT, e de Paulo Barbosa, ex-emedebista que hoje se abriga no PT do B.

 

Polemica Paraiba

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo