CVN POLITICA

Tarcísio de Freitas vai ter maioria na Assembleia de SP

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá uma maioria de parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado. Os deputados estaduais eleitos que apoiam o ex-ministro da Infraestrutura vão ocupar 63 das 94 cadeiras.

A maior bancada é a do PL, com 19 cadeiras. O PT é o segundo, com 18 — chegando a 19 na federação com PC do B e PV. A federação PSDB/Cidadania é a terceira força, com 11. O partido de Tarcísio ocupa o quarto lugar, com oito, empatado com a União Brasil.

Em linhas gerais, os deputados estaduais eleitos se dividem em três terços de cerca de 30 representantes — uma parte apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT), que foi derrotado; outra parte integrou a coligação que lançou Tarcísio; e o terceiro grupo é formado por aqueles que aderiram ao candidato do Republicanos depois que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) foi derrotado no primeiro turno.

Ou seja, o primeiro terço, formado por partidos de esquerda e progressistas, é oposição declarada a Tarcísio, enquanto o segundo terço, formado por bolsonaristas e pelo centrão pragmático (PL, Republicanos, PSD e PSC), representa sua base fiel.

A posição do terceiro grupo, com PSDB, Cidadania, União Brasil, MDB, Podemos e PP, é que deve definir se o novo governador terá uma maioria folgada ou apertada — mas a tendência é de apoio.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo