CVN POLITICA

Tucanos e emedebistas têm semana decisiva sobre candidaturas ao Governo

As executivas estaduais do MDB e PSDB devem se reunir esta semana para deliberar sobre o lançamento de candidaturas próprias ao Governo da Paraíba visando as eleições do próximo ano. As legendas constroem alternativas à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania), favorito para vencer o pleito.

O ninho tucano, que até pouco tempo apostava todas as fichas em Romero Rodrigues (PSD), assistiu ao ex-prefeito de Campina Grande deixar de lado o propósito de concorrer ao Palácio da Redenção.

Sem Rodrigues, o grupo liderado pelo ex-senador Cássio Cunha Lima trabalha para colocar o nome do deputado e presidente do PSDB, Pedro Cunha Lima, para disputa. Essa tese é defendida e abraçada pelos parlamentares da legenda, como Ruy Carneiro e Camila Toscano.

O prazo para o lançamento do nome de Pedro como candidato estipulado pelos próprios filiados da legenda de João Dória é até a próxima quarta-feira (15). Lideranças tucanas acreditam que o partido não deve virar o ano sem colocar o bloco na rua.

Sem definição oficial, o PSDB assiste aos “aliados” Nilvan Ferreira (PTB) e Cabo Gilberto (PSL) se lançarem como eventual concorrentes ao cargo de governador.

Por outro lado, o MDB, que ainda é oficialmente aliado de João Azevêdo, inclusive com indicações de secretários, pretende lançar o nome do senador Veneziano Vital do Rêgo para o pleito vindouro. Essa tese tem simpatia por parte dos filiados da legenda do ex-senador José Maranhão.

Na última sexta-feira (10) em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, tratou a candidatura de Vital como “estratégica” para o agrupamento partidário.

Já a senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo partido, disse ao mesmo programa que torce para ter Veneziano à frente de um palanque na Paraíba.

O MDB, no entanto, precisa driblar uma divergência interna. O grupo Paulino – deputado Raniery Paulino e ex-governador Roberto Paulino – afirmou que não pretende abandonar a reeleição de Azevêdo.

Os dois faziam oposição a João e no ano passado aderiram ao projeto. Eles têm dito que a prioridade é votar no atual governador. Raniery, inclusive, tem proclamado que este é o seu único “compromisso”.

A definição sobre candidatura própria no MDB deve acontecer esta semana, inclusive com a perspectiva da presença de membros do diretório nacional.

Wallison Bezerra – MaisPB 

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo