MUNDO

Ucrânia: ONU pede diálogo e vê próximos dias como “críticos”

O Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas) se reuniu na noite de segunda-feira (21.fev.2022) em Nova York (EUA) para discutir a questão na Ucrânia. Representantes de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão pediram reforço da diplomacia para evitar uma guerra na Ucrânia.

Pouco antes do encontro, a Rússia reconheceu a independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Luhansk e Donetsk, aumentando a tensão na região.

A reunião na ONU durou em torno de 1h30 e não houve anúncio de nenhuma decisão. O encontro tinha como objetivo a troca de informações e serviu para que os países declarassem suas posições diante do conflito.

Rosemary DiCarlo, subsecretária-geral da ONU, disse estar “profundamente preocupada” com os recentes acontecimentos. Segundo ela, foram registradas 3.231 violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia nos últimos dias.

DiCarlo instou os principais atores a trabalharem para uma solução diplomática, descrevendo as próximas horas e dias como “críticas”.

BRASIL

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, evitou criticar a Rússia, mas pediu que “todas as partes envolvidas mantenham o diálogo”. Ele defendeu as leis internacionais e falou da importância de manter a integridade territorial dos países-membros das Nações Unidas.

“Um inescapável 1º objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo”, falou. “Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise.”

Poder360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo